Histologia Basica Junqueira E Carneiro 11 Ed
Download ->>> https://urluso.com/2tyIh1
Histologia BÃsica: Texto e Atlas de Junqueira e Carneiro
Histologia BÃsica à um livro de referência para o estudo da histologia, que à o ramo da biologia que estuda a estrutura e a funÃÃo dos tecidos. O livro foi escrito por Luiz Carlos Junqueira e Josà Carneiro, dois renomados professores e pesquisadores brasileiros, e conta com ilustraÃões detalhadas e coloridas que facilitam a compreensÃo dos conceitos.
O livro està na sua 12ª ediÃÃo, publicada em 2013 pela editora Guanabara Koogan. A obra aborda os principais temas da histologia, como a organizaÃÃo celular, os tecidos epiteliais, conjuntivos, musculares, nervosos, os ÃrgÃos dos sistemas circulatÃrio, respiratÃrio, digestÃrio, urinÃrio, reprodutor, endÃcrino e imunolÃgico. AlÃm disso, o livro traz um capÃtulo sobre as tÃcnicas histolÃgicas e um atlas com imagens microscÃpicas de diversos tecidos e ÃrgÃos.
Histologia BÃsica à um livro indicado para estudantes e profissionais das Ãreas de saúde e biolÃgicas, que buscam uma fonte confiÃvel e atualizada sobre a histologia. O livro pode ser encontrado em formato digital ou impresso em diversas plataformas online.Luiz Carlos Junqueira foi um mÃdico e professor emÃrito da Faculdade de Medicina da Universidade de SÃo Paulo (FMUSP), onde lecionou histologia e embriologia por mais de 50 anos. Ele tambÃm foi diretor do Instituto de Ciências BiomÃdicas da USP e presidente da Sociedade Brasileira de Histologia. Ele faleceu em 2018, aos 90 anos, deixando um legado de contribuiÃões cientÃficas e acadêmicas na Ãrea da histologia.
Josà Carneiro à um biÃlogo e professor titular de histologia do Instituto de Ciências BiomÃdicas da USP. Ele à doutor em ciências biolÃgicas pela USP e pÃs-doutor pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Ele à autor de mais de 100 artigos cientÃficos publicados em revistas nacionais e internacionais, alÃm de coautor de diversos livros didÃticos e de referência na Ãrea da histologia.
A histologia à uma ciência fundamental para o entendimento da estrutura e da funÃÃo dos organismos vivos. Ela permite conhecer as caracterÃsticas dos diferentes tipos celulares e teciduais, bem como as suas interaÃões e modificaÃões em diferentes condiÃões fisiolÃgicas e patolÃgicas. A histologia tambÃm à essencial para o diagnÃstico de diversas doenÃas, como o cÃncer, que se baseia na anÃlise microscÃpica dos tecidos afetados.Para estudar a histologia, à necessÃrio utilizar tÃcnicas especiais que permitem preparar e observar os tecidos em um microscÃpio. Essas tÃcnicas envolvem a fixaÃÃo, a inclusÃo, o corte e a coloraÃÃo dos tecidos. A fixaÃÃo consiste em preservar a estrutura dos tecidos com substÃncias quÃmicas ou fÃsicas. A inclusÃo consiste em incorporar os tecidos em um material sÃlido, como parafina ou resina, para facilitar o corte. O corte consiste em obter lÃminas finas dos tecidos com um instrumento chamado micrÃtomo. A coloraÃÃo consiste em aplicar corantes especÃficos aos tecidos para evidenciar as suas estruturas.
Existem diversos tipos de microscÃpios que podem ser utilizados para estudar a histologia. O mais comum à o microscÃpio Ãptico, que usa a luz visÃvel para formar imagens ampliadas dos tecidos. Outros tipos de microscÃpios sÃo o microscÃpio eletrÃnico, que usa feixes de elÃtrons para formar imagens de alta resoluÃÃo dos tecidos, e o microscÃpio de fluorescência, que usa luz ultravioleta para formar imagens de tecidos marcados com substÃncias fluorescentes. 061ffe29dd